A lareira é um item bastante tradicional nos lares.  Como são as lareiras nos dias de hoje? Bem, atualmente ela possui os mais diversos formatos, modelos, tipos e preços.

Sua função primaria e principal, continua a mesma, aquecer as pessoas. Mas ela pode proporcionar muito mais que isso.

A lareira antigamente era usada, além do aquecimento, para cozinhar. Há um bom tempo que elas já não são mais um item intrínseco às casas. Porém é perfeitamente possível comprar ou solicitar a construção de uma lareira no seu lar.

Desfrutando de bem estar e felicidade

Oras, nada melhor do que em um dia frio, aquele dia em que um ar gelado invade sua casa e apenas colocar uma roupa mais quente não é o bastante. É preciso algum equipamento que aqueça o ambiente como um todo. O calor proporcionado pela lareira é diferenciado, amplia a experiência de calor e aconchego.

Ela combina perfeitamente com a degustação de bebidas quentes.  Uma possibilidade excelente é estar junto a uma lareira com uma caneca “generosa” cheia de chocolate quente ou cappuccino, acompanhado de um bom livro.

O inverno nos impulsiona de modo mais intenso a preferir ficar em casa, no conforto do lar. Nada melhor do que ficar em seu próprio cantinho, vestido com roupas adequadas à estação, ao redor de uma lareira. Ela torna esse ambiente e esse momento algo muito mais aconchegante, reconfortante.

No imaginário social, lareira também tem uma conotação romântica. Um dos momentos mais prazerosos que se pode ter diante de uma lareira é estar munido de um vinho de boa safra, sentado, em companhia do companheiro ou companheira, desfrutando de momentos de carinho, amor e afeto.

Geralmente as lareiras ficam em um cômodo comum da casa, um lugar mais coletivo, como a sala, por exemplo. Não é a toa, pois a sala, como foi citado, é um cômodo coletivo, ou seja, onde boa parte das pessoas ficam e interagem. É muito aconchegante ter os amigos ou a família reunidos em torno da lareira para apreciaram a companhia uns dos outros.

O ser humano é um ser bastante sinestésico. O que seria isso? Bem, é o fenômeno de ter um ou mais sentidos estimulados por conta de um elemento que pode ou não ter uma ligação direta com aquela sensação. Um exemplo disso é ter uma lareira à lenha em sua casa e toda aquela madeira, aquele fogo crepitante e o cheirinho da fumaça remeterem a um ambiente mais rústico, a uma casa no campo.

O frio, associado ao calor proporcionado pela lareira, remete a um sentimento de recolhimento, de estar mais próximo de si mesmo e das pessoas, de se conectar mais ao ambiente e ao universo.

Existe uma porção de coisas prazerosas que pode ser feita ao redor de uma lareira. Por exemplo:

  • Tomar vinho em companhia de alguém
  • Degustar um fondue de queijo ou chocolate acompanhado do companheiro(a), família e amigos
  • Ler um livro
  • Bater um papo

São diversos os momentos de prazer que se pode ter ao redor de uma lareira. É um objeto relativamente simples, mas que agrega muito valor ao seu lar.